top of page

Grupo Florestal Monte Olimpo realiza o XVI Ciclo de Palestras e inaugura nova Sede Administrativa na


O Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO) reune alunos de graduação e pós-graduação dos cursos da Esalq/USP, com o objetivo de propiciar a vivência e execução de atividades práticas de ecologia aplicada, silvicultura e tecnologia da madeira.

No dia 27 de Abril de 2013, o Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO) realizou o 16º Ciclo de Palestras, no 17º ano de sua existência. De acordo com um dos fundadores do grupo, Professor José Luiz Stape, o objetivo do evento “é descrever o que foi feito e qual a finalidade das atividades específicas dos projetos e trabalhos científicos do grupo. É despertar a curiosidade e participação dos integrantes do GFMO, notadamente os mais jovens e recém-ingressados”.

Os trabalhos apresentados envolveram resultados desde projetos temáticos coordenados pelo IPEF como PPPIB, Eucflux, Biodiversidade, Pretrobrás e Zoneamento climático de Eucalyptus spp, passando por projetos consolidados do GFMO como Florestas do Futuro, TUME, Córrego do Monte Olimpo e projetos da Fazenda Areão, até apresentações de atividades desenvolvidas no exterior (IUFRO-Chile e Universidade da Flórida), na Amazônia (trabalho de Manejo certificado de Nativas no Norte do país) e trabalhos científicos originados por iniciativa própria, a exemplo do estudo conduzido pelo aluno Ítalo Cegata: “Eficiência de inseticidas sistêmicos para controle da vespa-da galha (Leptocybe invasa) em mudas de Eucalyptus camaldulensis”.

O 16º Ciclo de Palestras do GFMO ainda contou com uma atividade inusitada: a inauguração de sua nova sede administrativa na Fazenda Areão. Neste local o grupo exerce atividades de silvicultura e manejo florestal em uma área de aproximadamente 17 hectares. Dentro os principais projetos do GFMO na fazenda Areão destacam-se:

  • Melhoramento de Eucalyptus para Apicultura (FLORES).

  • Área de produção de sementes (APS) e leque de Tectona grandis,

  • Testes clonais de Eucalyptus sp.

  • Arboretos de essências florestais nativas.

A instalação possuirá sala de ferramentas e de materiais, banheiros, cozinha, sala de reuniões e escritório para processamento de dados e elaboração de relatórios. De acordo com a coordenadora do GFMO, Grace Kelly da Silva “a nova sede será de fundamental importância para o apoio logístico das atividades que o GFMO exerce em

seus projetos”.

A sede está estabelecida em uma das casas da antiga colônia de moradores da fazenda e para sua inauguração passou por um processo de reforma. Neste processo, o GFMO pode contar com o apoio dos funcionários da Fazenda Areão, com o Eng. Agrônomo Luis Fernando S. Marchiori, com a pós-graduanda Marina Shinkai Gentil, com o amigo José Martins de Oliveira e com a Associação de Ex-Integrantes do Grupo Florestal Monte Olimpo (AEI-GFMO).

O evento também contou com a realização de uma reunião da AEI-GFMO, em que foram tratados assuntos como planejamento, orçamento, convite a novos sócios colaboradores e honorários, oferta de estágios profissionalizantes ao GFMO, programa de tutoria, entre outros.

Ao final do Ciclo de Palestras aconteceram dois momentos sempre ansiosamente esperados:

i) a efetivação de novos integrantes do grupo: Lara Calvo, Cristiano C. Stetz e Lucas A.A. Vieira, em que de acordo com Lucas “é uma grande alegria fazer parte desta equipe e ajudar o GFMO no desenvolvimento de seus trabalhos. Além disso, é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal”; e

ii) a eleição e premiação das melhores palestras. O aluno Ítalo Cegata foi presenteado com o livro “Conservação e Cultivo de Solos para Plantações Florestais” dos professores José Leonardo M. Gonçalves e José Luiz Stape e em segundo lugar, a acadêmica Amanda Martins também ganhou um livro ("Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos", 3ªEdição. Nyle C. Brady & Ray R. Weil) pela apresentação “Produtividade e Índice de Área Foliar em diferentes materiais genéticos de Eucalyptus spp no projeto Eucflux”.

A terceira homenagem do dia ficou por conta do “Destaque AEI-GFMO 2012”, agraciados com o reconhecimento o Eng. Agr. Luís Fernando S. Marchiori e o Eng. Ftal. José Henrique Bazani por suas relevantes contribuições para com o GFMO e AEI-GMFO.

O 16º Ciclo de Palestras do GFMO contou com a participação dos 30 alunos que atualmente compõem o grupo, 12 profissionais da AEI-GFMO, com os pesquisadores do IPEF Clayton Alcarde Alvares e Otávio Camargo Campoe, com o coordenador da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI) Eng. Ftal. Rildo Moreira e Moreira e com o coordenador do GFMO e atual prefeito do campus “Luiz de Queiroz” professor Fernando Seixas.

Mais informações sobre o Grupo Florestal Monte Olimpo podem ser obtidas no endereço http://www.gfmo.esalq.usp.br


Categorias
Conteúdo Recente
Arquivo
bottom of page